1º de setembro de 2017

Amor pelo futuro marca Dia do Participante Fachesf



Sonhar, planejar, acreditar, agir, participar, realizar, superar, viver, agradecer, amar. Da soma desses verbos, a Fachesf realizou uma edição inesquecível do Dia do Participante, (comemorado anualmente no dia 3 de setembro). A ocasião, celebrada no ano do 45º aniversário da Fachesf, ficará marcada pela alegria com que os convidados foram recebidos na Fundação e os sorrisos que levaram ao final do evento. A aposentada Ana Maria, que veio do Rio de Janeiro, resumiu o sentimento do grupo de Participantes: "A experiência foi maravilhosa. Todos os setores pelos quais passamos nos encantaram de forma única. Cada um com um tema, mas todos refletindo a vida da gente. Isso me fez pensar muito sobre o futuro e a necessidade de continuar sonhando, independentemente de qualquer idade", disse.

Como já é tradição, os 25 visitantes e seus acompanhantes foram recepcionados na Sala de Treinamento por diretores, gestores e colaboradores. A Assessoria de Comunicação apresentou cada Participante contando um pouco de suas histórias, suas relações com a Chesf e o que lhes faz mais feliz. Os risos largos e a descontração simbolizaram a animação que perduraria o resto da tarde. Em um momento de muita inspiração, a aposentada Cleonice Novaes, de 85 anos, emocionou os presentes com uma música de Luiz Gonzaga que sauda Paulo Afonso como grande fonte de riqueza e luz para o Nordeste.

Antes do início das visitas, Helder cumprimentou os presentes e destacou a satisfação de reunir, em uma data simbólica, os Ativos e Assistidos da Fachesf e os colaboradores que trabalham diariamente para manter a Fundação sólida e perene. "Esse momento é muito gratificante para nós, pois podemos mostrar quem está nos bastidores da missão grandiosa que é zelar pelo futuro de mais de 13 mil pessoas com muita dedicação e profissionalismo". Raimundo Jorge reiterou o sentimentou e convidou todos a viver o dia de festa e reflexões que viria pela frente.

Ao total, 14 áreas foram apresentadas ao grande grupo que encheu os corredores da Fundação de muita animação. A cada parada, conversas atentas, surpresas e alegrias sem fim encantavam os visitantes, que não se cansavam de dizer o quanto aquele momento estava sendo inesperado e emocionante. Distante da sede, nas Agências, o clima se repetiu: todas as regionais se vestiram de cores e alegria para saudar a data. 


Superação, amor e sustentabilidade ganham o coração dos convidados

O concurso "Meu setor é show" manteve alto o padrão conquistado no ano passado e trouxe ainda mais entusiamo das áreas envolvidas. O resultado ficou expresso nas reações de encantamento e supresa exibidas pelos visitantes a cada sala. 

A BCR e a FCS, porém, saíram à frente e dividiram o primeiro lugar no concurso na categoria Voto do Participante. Na apresentação da FCS, o amor foi o principal ingrediente da receita para uma vida feliz, equilibrada e plena, que se traduziu em deliciosos cupcakes. Valdenice foi a mestre-cuca que conduziu a encenação e conquistou calorosos aplausos para a área.

Já a Central de Relacionamento transformou o atendimento presencial na Floresta da Superação, onde representantes da flora e da fauna convidaram os presentes a conhecer histórias de crescimento por meio do esforço e da dor. Ao final da encenação, uma convidada especial fez uma perfomance de dança em cadeira de rodas. 

Em segundo lugar na classificação geral, ficou a SGR, que abordou o slogan "agir com sustentabilidade" para falar sobre a necessidade de repensar os cuidados consigo mesmo, com o outro e com o planeta. 

O esforço de cada setor foi recebido com carinho pelos Participantes. "Em todas as equipes em que transitamos, fomos tomados por uma beleza incomensurável. Se eu pudesse escolher uma dentre todas as palavras que fomos brindados, escolheria agradecer. Obrigado, Fachesf, por tanto afeto", disse o aposentado Antônio Cosme. 

O agradecimento foi endossado pela aposentada Maria das Graças: "Agradeço a tarde inesquecível nesse dia tão especial. Sempre quis ser sorteada e tive essa sorte bem nas comemorações de 45 anos da Fundação. Acredito que tudo tem seu tempo. Parabenizo a todos pelo empenho e dedicação." 



Criatividade para encantar e surpreender visitantes

Na categoria Criatividade e Adequação ao tema, a Assessoria de Comunicação avalia como cada área abordou a ideia proposta e transformou-a em uma experiência positiva para o evento. Neste ano, o desafio era transmitir a mensagem de que é fundamental amar e planejar o próprio futuro. O resultado terminou em empate técnico: a BCR e a BGM/BGC dividiram o troféu de campeões.

A ludicidade da Floresta de Superação da BCR e o uso da teatralidade para comover e envolver os visitantes foram os principais destaques da Central. Já a dobradinha BGM/BGC apostou na magia do circo para falar sobre a importância de participar: um palhaço recebia os convidados à porta e conduzia-os para celebrar a existência da Fachesf e brindar a chegada (e o planejamento) do futuro. 

"Agradecemos o interesse e a vibração de todos para fazer os convidados se sentirem verdadeiramente especiais. Os depoimentos dos visitantes foi a melhor recompensa para coroar esse espírito de pertencimento e amor pelo que se faz, algo tão presente nos fachesfianos", disse Laura (ACI). Nos próximos dias, cada área receberá um clique exclusivo para que esses momentos de alegria fiquem registrados na memória e nas salas de quem viveu essa história. 



Talentos musicais se apresentam no The Voice Fachesf

O Dia do Participante resgatou a época do Show de Calouros e promoveu o The Voice Fachesf, um concurso musical entre as áreas. Cada setor se apresentou com uma música que remetia ao verbo utilizado na disputa "Meu setor é show". A FCS foi a grande vencedora com a música Não quero dinheiro, eu só quero amar, de Tim Maia. O grupo foi liderado nos vocais por Almir (FCS) e Williams (Da terra Jardinagem).



Funcionários também são contemplados no Dia do Participante

Funcionário da Fachesf também é Participante e também tem a chance de vivenciar, do outro lado, esse dia tão especial. Alexsandro (SGR) foi um dos contemplados no sorteio deste ano. A história dele aqui começou quando ele ainda era funcionário de uma outra empresa e passava pela Praça Chora Menino todos os dias. Desejava muito vir trabalhar na Fundação. Em 2012, fez seleção para uma vaga, mas não foi escolhido. Porém, algum tempo depois, exatamente no dia em que o primeiro colocado começaria na função, recebeu uma ligação dizendo que houve uma desistência e a vaga era dele. Até hoje Alexsandro vem trabalhar com a mesma motivação e felicidade daquele início.

A outra fachesfiana sorteada foi Vera Henriques (BCR), reconhecida com carinho por toda a casa. Ela começou a prestar serviço para Chesf em 1986 e em 1991 foi contratada oficialmente pela Fundação. Vera é dessas pessoas vocacionadas que conseguem usar plenamente seu dom na profissão. Assistente social, ela leva sua habilidade em oferecer amparo a quem passa por situações difíceis e ajuda a transformar experiências de dor em conforto e superação.

* Nas imagens: Alexsandro e sua mãe Nazide; Vera Henriques e seu filho Cézar.



Confira nossa galeria de imagens

A abertura

 As visitas

 As Agências da Fachesf