:: Edição 515 :: 30/10/2017

Fachesf ganha Prêmio no 20º Congresso da Unidas



A Fachesf recebeu o segundo lugar no Prêmio Saúde Unidas 2017. O poster científico Pesquisa do perfil epidemiológico dos planos de saúde administrados pela Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social, de autoria de Lúcia (ATS), Sílvio Cherpak (PSS) e Wanessa (SGR), foi apresentado durante o 20º Congresso Unidas, realizado de 26 a 28 de outubro em Foz do Iguaçu (PR). 

"Essa foi a primeira vez que submetemos um trabalho à premiação. Fomos classificados entre 40 grandes empresas de autogestão. Ficamos muito felizes com o resultado", disse Wanessa (SGR). O Prêmio Saúde Unidas tem o objetivo de educar, conscientizar e prevenir a população sobre os principais problemas de saúde nacional, por isso, incentiva a inscrição de projetos inovadores relacionados à temática.

Sob o tema "Saúde hoje e amanhã", o eventou reuniu diversas instituições para trocar informações e debater questões relevantes ao segmento. A Fundação esteve representada na ocasião por Helder (PR), Raimundo Jorge (DB), Sílvio (PSS), Clécia (ATP), Izabela Chirico (SGP), Janaína (SGP), Wanessa (SGR), Reginaldo (SGR), Diego (SGR), Rita (BCR) e Miosótis (BCR).


Nova ação interna para promover redução de despesas



Poupa Tudo! Esse é o nome da nova campanha de comunicação interna da Fachesf para incentivar a diminuição de custos e a racionalização dos recursos dentro e fora da Fundação. A ação - lançada oficialmente no último dia 2 de outubro durante a reunião de Processo Orçamentário - está alinhada ao projeto mais amplo de redução de despesas que integra o Planejamento Empresarial Fachesf 2017.

Segundo Elizabete (FGE), coordenadora do projeto, a campanha traz um importante reforço ao objetivo da Fundação, uma vez que cria uma ponte direta com os colaboradores. "Uma comunicação eficaz ajuda qualquer iniciativa a se tornar mais dinâmica e humanizada. Ao se aproximar das pessoas, a ação ganha força e pode se tornar mais perene pois implica em mudanças sobretudo no espectro comportamental do grupo", explica.

O principal objetivo da Poupa Tudo! é fortalecer o conceito de que é preciso estar atento às questões do consumo consciente e sustentabilidade, que traz benefícios sociais e econômicos. "Nossa mensagem aposta na mudança de hábitos dos envolvidos para trazer melhorias à Fachesf e ao meio ambiente como um todo. Também é papel da Fundação ajudar a formar cidadãos mais conscientes de seus deveres", diz Laura (ACI).

Uma das primeiras ações da campanha é a instalação de uma caixa para coleta de sugestões dirigidas à redução de custos na Fachesf. A partir desta semana, todos os colaboradores poderão, de forma anônima ou não, contribuir com dicas e ideias passíveis de ser implementadas após avaliação. A urna ficará ao lado do relógio de ponto próximo à sala da Logística. 


ACI defende case para disputar Prêmio Aberje Nacional 2017

No dia 24 de outubro, a Fachesf teve a oportunidade de defender seu case "Narrativas que aproximam: o uso do audiovisual como ferramenta de comunicação" na Audiência Pública do Prêmio Aberje 2017 realizada em São Paulo (SP). A defesa de cada empresa finalista em sua região é feita para ums banca de jurados composta por especialistas renomados em comunicação no Brasil. Maria Eduarda (ACI) apresentou o projeto da Fundação, que concorre na categoria Mídia Audivisual. Todos os trabalhos serão apresentado à Comissão Julgadora do Prêmio Aberje e o resultado será revelado em novembro durante uma cerimônia especial.



Outubro Rosa: um bate-papo esclarecedor sobre câncer de mama

Mais de 100 pessoas, entre colaboradores e convidados do Programa De Bem com a Vida, participaram do bate-papo com a mastologista Isabel Cristina Pereira nesta quinta-feira, 26. O encontro, promovido pelo Programa Fachesf Pró-Equidade de Gênero, Raça e Minorias Sociais em parceria com a PSS, proporcionou um momento de debate e troca de experiências entre os presentes. De modo leve e objetivo, a médica desvendou mitos sobre o câncer de mama, destacou a importância do diagnóstico precoce e alertou mulheres e homens sobre a necessidade de diminuir os fatores de risco da doença.  



Treinamento sobre Tributação da Previdência Complementar

A BGM/DB promoveu, nos dias 26 e 27/10, um treinamento in company de atualização de conhecimentos sobre Tributação da Previdência Complementar. O curso foi ministrado pela advogada e professora Patrícia Linhares, uma profissional de referência no segmento dos fundos de pensão. O evento, realizado em parceria com o ARH, teve a participação de gestores, assessores, conselheiros, técnicos e analistas da BGM, BCR, BCR, FGE, ATI, FCS e PR. Também estiveram presentes, profissionais convidados da Celpos e Bandeprev. Segundo Jeane (BGM), o curso in company está alinhado ao projeto da Diretoria de Benefícios de manter o maior número de empregados capacitados e motivados a 


realizar suas rotinas diárias de trabalho, além de reduzir custos de deslocamento e diárias, otimizando os recursos da Fundação. 


Helder visita instalações da Agência Fachesf no Rio de Janeiro

No último dia 19 de outubro, Helder (PR) visitou a agência da Fachesf no Rio de Janeiro (RJ) para conhecer o funcionamento da FARJ. Na ocasião, o agente Roberto recebeu o presidente, que conheceu as instalações e conversou com algumas aposentadas. "Acho essa aproximação importante, pois os Assistidos daqui se sentem valorizados pela Fundação. No dia seguinte, o telefone não parou de tocar. Todos ficaram entusiasmados com a visita", conta Roberto. 



Comissão Técnica Regional de Assuntos Jurídicos se reúne no Recife

A Fachesf sediou, no dia 27 de outubro, a 32ª reunião da Comissão Técnica Regional Nordeste de Assuntos Jurídicos da Abrapp. Ricardo Lima (AJU), membro da Comissão, recebeu os demais integrantes do grupo. Na pauta do encontro, a IN 06/2017 da Previc, o tratamento da aposentadoria por invalidez concedida pelo INSS, pensão para beneficiários de acordo com os novos critérios oficiais e outros assuntos. Participaram da Reunião, além da Fachesf, representantes da Celpos, Ecos, Capef e PrevBahia.