:: Edição 519 :: 21/03/2018

Novo canal interno para elogios, sugestões e denúncias



A partir de abril, os empregados da Fachesf passarão a contar com uma Ouvidoria Interna, de acesso exclusivo, que poderá ser utilizada para elogios, sugestões, reclamações ou denúncias. A criação da plataforma é resultado da pesquisa realizada pelo Great Place to Work, em 2017, e uma ação prevista também pelo Programa Fachesf Pró-Equidade de Gênero, Raça e Minorias Sociais (Dimensão: Mecanismos de combate às práticas de desigualdades, às discriminações de gênero e raça, e à ocorrência de assédio moral e sexual). 

Segundo Isabel (PR), o objetivo da Ouvidoria Interna é servir como espaço seguro no qual os funcionários podem comunicar suspeitas de irregularidades, atos ilícitos ou falhas de conduta*.  "De posse dessas informações, a Fachesf poderá tomar as devidas ações corretivas sem exposição das pessoas envolvidas na denúncia", explica. 

A ATI criou um ambiente digital próprio para a Ouvidoria Interna, acessível mediante login e senha. Ao enviar um comunicado para o canal, o empregado receberá um número de protocolo. Todas as manifestações recebidas serão tratadas com total sigilo e encaminhadas diretamente ao presidente da Fundação para avaliação e resolução. A Ouvidoria acompanhará o processo e responderá ao autor no prazo de até 30 dias. 

* São considerados atos ilícitos: fraude, apropriação indébita, furto, quebra de sigilo e corrupção. Exemplos de falhas de conduta: comportamento antiético, assédio moral, assédio sexual, discrminação pora raça, gênero ou orientação sexual, agressão física ou verbal.


Fachesf presente nas Comissões Técnicas da Abrapp

No início deste ano, a Abrapp reformulou suas Comissões Técnicas, que passaram a ser regidas por um novo regulamento e ter atuação regional. Os grupos se reunirão trimestralmente para execução de um plano de trabalho alinhado e aprovado pela diretoria da Associação. A Fachesf manteve participação em todas as Comissões, o que reforça a importância da Fundação no cenário da previdência complementar. 

Bete (FGE), Fátima Pimentel (ATI) e Raimundo Jorge (DB) foram convidados para coordenar, respectivamente, as comissões regionais de Tecnologia da Informação, Contabilidade e Planos Previdenciários. Laura (ACI) assumiu, como suplente, a coordenadoria da nova Comissão Técnica Nordeste de Estratégias e Criação de valor, que reúne profissionais de comunicação e marketing, educação e relacionamento com o participante, e conta ainda com a participação de Rita (BCR).

A Fachesf também está representada por Clidenor (FGI), na Comissão de Investimentos, Karla Loepert (AGC), em Governança e Riscos, Natália Moreira, em Planos Previdenciários, e Ricardo Lima (AJU), em Assuntos Jurídicos. 



Dia da Mulher é celebrado com flores e debate



O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi celebrado na Fachesf não somente com flores, mas com a certeza de que a Fundação permanece ativa em sua busca pela equidade de gênero e tudo o que isso representa não somente para a entidade, mas para a sociedade de forma ampla. Prova disso são os dados levantados pelo ARH: o quadro funcional da Fachesf é composto por 64% de mulheres; nos cargos gerenciais, elas ocupam 67% das vagas. Essa não é uma realidade na maioria das empresas brasileiras, uma vez que mais de 50% das oganizações do país não possem mulheres na liderança.

Para reforçar a importância de discussões dessa natureza, a fan page Realize Fachesf, em alinhamento ao Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Minorias Sociais, publicou, no Facebook, uma série exclusiva para debater questões como desiguadade de gênero e empoderamento feminino. Os posts tiveram alcance de mais de 10 mil pessoas.


Portal RH Corporativo em fase final de implantação

Até o final da primeira quinzena de abril, todos os empregados da Fachesf devem estar aptos para utilizar o novo Portal RH Corporativo. A plataforma - um projeto da FCS - será utilizada para monitorar a frequência diária e as férias de todos os funcionários. "Atualmente, esses processos consomem cerca de 80% das ações diárias demandadas para a equipe de PEssoal e geram muito papel impresso e burocracia. Com o Portal, teremos não somente mais agilidade e segurança como mais autonomia e comodidade para empregados e gestores", explica Sueli (FCS).

O Portal funcionará num ambiente digital e terá funcionalidades para controle e justificativa de ponto, e programação de férias. João Carlos (FCS) está realizando treinamentos com as áreas para utilização do novo sistema. O projeto conta com o suporte técnico da ATI e patrocínio da Diretoria Executiva.