Fachesf
ELEIÇÕES FACHESF 2021.1

Período de votação:
25, 26 e 27 de abril de 2022
Horário: 8h às 20h
Onde: Site da Fachesf

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de abril, a Fachesf realizará eleição para escolha de novo ocupante do cargo de Diretor de Benefícios, além de um membro para o Conselho Deliberativo e um membro para o Conselho Fiscal (e seus respectivos suplentes). A votação ocorrerá de modo 100% online. O formato eletrônico permitirá que todos possam exercer seu direito de voto com comodidade e segurança.

Para participar, os eleitores utilizarão a mesma senha de acesso à área restrita do site da Fachesf.

Confira a seguir os detalhes do processo e saiba por que é importante escolher democraticamente seus representantes na Fachesf.

Quem Pode Votar?

Todos os Participantes Ativos, Aposentados e Pensionistas inscritos na Fachesf até o dia 1º de fevereiro de 2022 são aptos a participar do processo eleitoral, desde que estejam em pleno gozo de suas prerrogativas e sem qualquer inadimplência com suas obrigações previdenciárias.

Qualquer eventual débito deverá ser quitado impreterivelmente até o dia 08 de abril de 2022. No caso dos Participantes menores de idade, somente os que tenham completado 16 anos até o dia 1º de fevereiro de 2022 terão direito ao voto. Cada eleitor poderá votar uma única vez, ainda que tenha vínculos distintos com a Fachesf.


Como votar?
1

No site da Fachesf, clique no Eleição 2022 para acessar a plataforma de votação online.

2

Informe seu CPF e senha (a mesma utilizada para acesso da área restrita dos sites da Fachesf ou RealizePrev) e clique em "entrar".

3

Digite o número do seu candidato a Diretor de Benefícios.

4

Ao digitar o número do seu candidato, você verá foto, nome e número. Se estiver correto, clique em “confirma”.

5

Caso digite um número errado, basta clicar em “corrigir” para modificar sua opção.

6

Repita o mesmo processo para votação dos conselheiros até chegar ao fim do processo.

7

Caso deseje votar em branco, clique no botão correspondente.

ATENÇÃO

Caso o Participante não possua senha de acesso à área restrita do site da Fachesf ou RealizePrev (ou tenha esquecido), basta solicitá-la formalmente. Para isso, acesse o site www.fachesf.com.br ou entre em contato com a Central de Relacionamento pelo 0800 281 7533 ou 4020-7533 (para ligações de celular).


O papel de cada um na
GESTÃO DA FACHESF

Diretoria De Benefícios

A Diretoria de Benefícios (DB) integra a Diretoria Executiva da Fachesf. Cabe ao diretor – escolhido por eleição direta pelos Participantes – orientar, dirigir, controlar e fiscalizar as atividades dos órgãos técnicos e administrativos de sua área de atividade. Sob sua gestão, estão a Assessoria Técnica (ATB), a Gerência de Manutenção de Benefícios (BGM), a Gerência de Concessão de Benefícios (BGC), a Central de Relacionamento (BCR) e as agências descentralizadas.

Conselho Deliberativo

Órgão máximo da estrutura organizacional da Fachesf, o Conselho Deliberativo é responsável pela definição da Política Geral de Administração e dos Planos de Benefícios. Sua composição é formada por seis membros (e suplentes), sendo três escolhidos por eleição direta pelos Participantes e três indicados pela Patrocinadora Chesf. Cabe aos conselheiros, por exemplo, decidir sobre a gestão dos investimentos da Fundação e aplicação dos recursos, reformar o Estatuto e alterar os Regulamentos dos Planos, aprovar o Orçamento Anual, acompanhar a gestão e os reajustes do Fachesf-Saúde e determinar as regras para a eleição da entidade.

Conselho Fiscal

É composto por quatro membros (e suplentes), sendo dois eleitos pelo voto direto dos Participantes e dois nomeados pela Patrocinadora. Assim como ocorre no Conselho Deliberativo, os conselheiros fiscais se reúnem mensalmente para examinar os resultados e as informações econômicofinanceiras da Fundação referentes ao mês anterior. Faz parte de suas responsabilidades: acompanhar a execução da Política de Investimentos, emitir relatórios semestrais sobre os Controles Internos da Fundação, examinar minuciosamente as contas e editar parecer sobre o Balanço Anual.


Candidatos

DIRETORIA DE BENEFÍCIOS

FERNANDO NEVES

O objetivo da nossa candidatura é o de fortalecer a representação dos participantes (ativos, aposentados e pensionistas). Para isso, construímos uma chapa plural, que representa a união entre os sindicatos do Nordeste e a APOSCHESF. Acreditamos que unir forças entre as Entidades faz a representação dos participantes ficar ainda mais forte. Nosso mandato vai preservar os interesses dos participantes da FACHESF com o mesmo empenho e determinação de como defendemos a patrocinadora Chesf da tentativa de privatização. São lutas semelhantes, que exigem idêntico esforço. Nossa chapa tem DNA puro de compromisso com esta luta e, ao mesmo tempo, todos os nomes possuem acúmulo técnico e experiência necessária para assumir esta honrosa missão.

Tenho o privilégio de ter construído todas as propostas para a Fachesf com a contribuição da categoria chesfiana (ativos e aposentados), tornando nosso projeto plural e representativo e expressando o desejo do conjunto dos participantes, tanto na relação com a política de seguridade (saúde, assistência e previdência), como na preservação dos nossos interesses. Quero realizar uma gestão participativa, transparente e democrática, garantindo amplo acesso as informações e qualificando as ações da Fundação junto ao seu público. Quero defender os interesses de todos os participantes e, inclusive, estou preparado e certificado pelo ICSS. Apto, portanto, para o Cargo de Diretor de Benefícios.

ROBERTO FARIAS

Otimizar a Gestão do Negócio da FACHESF, conseguindo, junto à Patrocinadora, mudança da Sede-Fachesf para o Anexo I (ex-SENAI) a exemplo do que foi feito à Prefeitura da Cidade do Recife: doação do Clube para a instalação do COMPAZ.

Arrendar/alugar o Prédio Sede da FACHESF ao grupo que ganhar o processo seletivo, onde receberemos atendimentos médicohospitalares como parte de pagamento dessa concessão, reduzindo despesas e fornecendo recursos para atender os projetos abaixo:

Clínica com médicos freelancer de diversas especialidades, Fisioterapia e blocos cirúrgicos para intervenções de pequeno porte, a fim de atender, GRATUITAMENTE os Associados, priorizando os Aposentados por razões óbvias.

Criar e manter 2 CASAS DE APOIO para acudir os Associados acompanhantes dos familiares em tratamento de saúde, aqui no Recife. Essa hospedagem contará com café da manhã totalmente gratuito.

Clínica odontológica (dentistas freelancer) para atender gratuitamente pessoal aposentado e seus dependentes com remuneração inferior (vamos ver um teto adequado) e/ou que estejam indicados pelos nossos Assistentes Sociais que farão essa triagem.

Fornecer vale alimentação ou cestas básicas aos associados que, indicados por um comitê de avaliação, estejam passando por essa necessidade.

Oferecer melhores condições de portabilidade de empréstimos aos quase 8.000 Associados endividados com a FACHESF num processo impagável em razão dos reajustes aplicados. Vamos resolver isso ainda neste ano de 2022.

SERGIO VERAS

SERGIO VERAS

Caros participantes da Fachesf:

Nós, participantes, estamos diante de desafios enormes, tanto na área dos planos previdenciários quanto na de saúde, e é possível vislumbrar outros riscos significativos que podem comprometer a missão da Fachesf.

A proposta é que o Diretor de Benefícios, além de gerenciar as áreas subordinadas, exerça um mandato de forma eficaz, propondo e conseguindo aprovar estratégias para enfrentar as grandes questões, que incluem, sem querer aqui esgotá-las, os déficits atuariais dos planos, o desempenho dos planos de saúde e o retorno dos investimentos da Fundação.

Uma melhor comunicação relacionada a estes temas mais relevantes é também uma demanda constante dos participantes.

Esta é uma eleição para importantíssima para a Fachesf, para membros do CD e CF, e também do Diretor de Benefícios, e devemos todos analisar quais candidatos de fato podem propor soluções para os desafios que estão diante de todos nós, quer da ativa, quer assistidos e pensionistas.

Durante o tempo em que trabalhei na Chesf, adquiri vasta experiência de gestão, ao exercer cargos de todos os níveis gerenciais da Companhia. Na trajetória como participante da Fachesf, tive oportunidade de exercer, entre 1999 e 2014, o mandato de membro do Conselho Deliberativo, como suplente e como titular.

Entre os dias 25 e 27 de abril , exerça seu direito e vote nos componentes da CHAPA COMPROMISSO E COMPETÊNCIA.

Vote Sergio Veras, nº13 para DIRETOR DE BENEFÍCIOS.

JOSÉ FERNANDES NETO

JOSÉ FERNANDES NETO

Sou José Fernandes Neto, candidato a Diretor de Benefícios da FACHESF nessa próxima eleição, programada para os dias 25, 26 e 27 de abril.

Sou pauloafonsino. Meu pai era motorista da CHESF e eu, com apenas 15 (quinze) anos de idade, iniciei minha jornada de trabalho na CHESF, sendo admitido como Auxiliar de Portaria (Office boy).

Com muito empenho, dedicação e estudo, desempenhei vários cargos na Companhia e após a formação superior como Advogado, assumi a Divisão Regional Jurídica de Paulo Afonso durante 12 anos.

Estou aposentado desde 2005.

Casado, pai de 02 (dois) filhos e avô de 01 (um) neto. Católico praticante, sempre envolvido nas diversas atividades sociais da comunidade como Membro do ECC, Diretor de Clubes sociais (CRI/CPA/COPA), Presidente/Diretor da Fundação de Amparo ao Menor, Presidente / Diretor do Lions Clube de Paulo Afonso bem como Coordenador Geral dos Clubes de Lions da Bahia, Presidente da OAB subseção de Paulo Afonso, membro eleito e Presidente do Conselho Fiscal da FACHESF, membro eleito do Conselho Deliberativo da FACHESF e membro inativo da Loja Maçônica União do São Francisco.

Pretendo como Diretor de Benefícios da FACHESF, continuar trabalhando pelo fortalecimento e crescimento da nossa Fundação, valorizando e proporcionando atenção especial aos seus colaboradores e aos beneficiários.

CONTO COM O SEU VOTO.


CONSELHO DELIBERATIVO

ADELSON NEVES

ADELSON NEVES
Suplente: Antão de Siqueira Neto

PROPOSTAS - O Conselho Deliberativo é a instância máxima nas estruturas de governança das EFPC. É responsável pela aprovação da política de investimento, das contas e da gestão da entidade e pela nomeação e exoneração dos membros da diretoria executiva. Portanto, além de deliberar sobre as matérias previstas nos estatutos, vamos defender:

01 – A ampliação da Rede Médica Credenciada nas Regionais;
02 – A melhoria da gestão do Fachesf-Saúde;
03 – A contratação de mais médicos para os Ambulatórios;
04 – Melhorar a Gestão de Investimento para evitar o déficit e equacionamento nos Planos;
05 – Otimizar a taxa de juros de empréstimos;
06 – Lutar pela perenização da Fachesf.

ROBERTO MÚCIO

ROBERTO MÚCIO
Suplente: Severino Valdir Ribeiro de Asevêdo

Plataforma de Trabalho

As propostas submetidas à aprovação do Conselho Fiscal devem estar rigorosamente fundamentadas e revestidas das seguintes formalidades:

1. Eixo jurídico
1. Fundamentação obrigatória das propostas e deliberações do conselho;
2. cumprimento do Estatuto da FACHESF e dos regulamentos das entidades de fiscalização e controle;
3. Inalterabilidade dos regulamentos dos planos firmados por adesão individual, salvo por livre negociação;
3. controle dos contratos de prestação de serviços;

4. Controle do passivo jurídico; 5. Auditória independe dos planos de benefícios e de saúde;

2. Eixo democratização e transparência da informação
Cumprimento da Lei Complementar de Acesso à Informação Lei - 12.527/2011, com linguagem de fácil acesso e compreensão.

3. Eixo de Compliance
- Adoção de todas as ferramentas avançadas e aprovadas pelos órgãos competentes de controle e fiscalização das EFPC processos;
- Estimulação de revisão da PI - política de Investimento de Medidas anticíclicas; Controle orçamentário.


CONSELHO FISCAL

OTO SANTANA

OTO SANTANA
Suplente: José Roque Fagundes da Silva

A Proposta resumida do candidato Oto Santana apresenta compromissos assumidos para exercício do mandato de Conselheiro Fiscal, que atuará em conformidade com dispositivos legais, com vistas à sustentabilidade da Fachesf, visando atendimento prioritário aos participantes e demais partes interessadas.

Se eleito, defenderá TRANSPARÊNCIA na gestão, com melhorias no processo de Comunicação da Fachesf.

Além disso, elenca pautas importantes para sua atuação no CF:

(1) Atuar para aperfeiçoamento da Governança, em conjunto com o Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva;
(2) Exercer o papel de VIGILÂNCIA, de acordo com o Estatuto;
(3) Buscar soluções para os problemas do déficit dos planos previdenciais;
(4) Participar da avaliação e gestão de riscos;
(5) Estimular a revisão da política de investimentos no sentido de otimizar os resultados dos diversos planos previdenciais;

(6) Fiscalizar as contas, contratos, despesas de custeio nos segmentos de previdência e saúde visando melhoria dos resultados financeiros;
(7) Avaliar eventual necessidade de contratação de auditoria especializada para assuntos específicos;
(8) Solicitar atualização do Planejamento Estratégico da Fachesf, considerando a inclusão de cenários emergentes, ameaças externas e oportunidades;
(9) Avaliar os riscos e impactos de ocorrência de situações extremas nos planos de Saúde e de Previdência;
(10) Empréstimos aos Participantes: sugerir ao Conselho Deliberativo e à Diretoria Executiva alternativas de equacionamento;
(11) Novos Negócios: estimular os órgãos decisórios a buscar expansão de negócios da Fachesf;
(12) Cumprir programa de educação continuada para aperfeiçoar atuação no Conselho.

JOÃO VIANEY

JOÃO VIANEY
Suplente: André Schuler

Trabalhei por 21 anos na CHESF tendo me desligado como Economista IV. Já Aposentado fui Diretor de Finanças no Ministério Público, Diretor Adm. Financeiro e Superintendente da Secretaria de Defesa Social, Gerente Adm. Financeiro da Secretaria Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Gerente de Orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Paulista, Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata e outros.

No Conselho Fiscal da Fachesf, junto com meus companheiros de chapa, pretendo procurar cumprir as atribuições constantes do estatuto, buscando o acompanhamento e fiscalização das ações financeiras, bem como dos planos de saúde, notadamente do plano UM ou Básico tão sacrificado para o participante.

Somos contrário a privatização da CHESF dada a sua impotência social e econômica para o norte, nordeste e todo o Brasil.


* Os textos das plataformas de campanha foram enviados diretamente pelos candidatos, não tendo sido realizado nenhum tipo de edição ou revisão pela Fachesf.

Comissão coordenadora do
processo eleitoral


Presidente
Titular
Helder Rocha Falcão

Suplente
Luiz da Penha Souza da Silva

Representante da Chesf
Titular
Mariana Pessoa Mendes Bezerra Xavier

Suplente
José Demétrio Pereira Neto

Representante da Aposchesf
Titular
Marcos Antônio Valentim Soares

Suplente
Ednaldo Rodrigues de Almeida

Representante do SINDURB – PE
Titular
Jefferson Lemos Calaça

Suplente
José Eólo de Melo

Representante da Fachesf
Titular
Fabiana Pereira de Belli

Suplente
Clécia Dias Cavalcanti

Representante da OAB-PE
Titular
Ricardo Estêvão de Oliveira

Suplente
Danilo Augusto Sá de Miranda