Período de votação:
25, 26 e 27 de abril de 2022
Horário: 8h às 20h
Onde: Site da Fachesf
Nos próximos dias 25, 26 e 27 de abril, a Fachesf realizará eleição para escolha de novo ocupante do cargo de Diretor de Benefícios, além de um membro para o Conselho Deliberativo e um membro para o Conselho Fiscal (e seus respectivos suplentes). A votação ocorrerá de modo 100% online. O formato eletrônico permitirá que todos possam exercer seu direito de voto com comodidade e segurança.
Para participar, os eleitores utilizarão a mesma senha de acesso à área restrita do site da Fachesf.
Confira a seguir os detalhes do processo e saiba por que é importante escolher democraticamente seus representantes na Fachesf.
Todos os Participantes Ativos, Aposentados e Pensionistas inscritos na Fachesf até o dia 1º de fevereiro de 2022 são aptos a participar do processo eleitoral, desde que estejam em pleno gozo de suas prerrogativas e sem qualquer inadimplência com suas obrigações previdenciárias.
Qualquer eventual débito deverá ser quitado impreterivelmente até o dia 08 de abril de 2022. No caso dos Participantes menores de idade, somente os que tenham completado 16 anos até o dia 1º de fevereiro de 2022 terão direito ao voto. Cada eleitor poderá votar uma única vez, ainda que tenha vínculos distintos com a Fachesf.
No site da Fachesf, clique no Eleição 2022 para acessar a plataforma de votação online.
Informe seu CPF e senha (a mesma utilizada para acesso da área restrita dos sites da Fachesf ou RealizePrev) e clique em "entrar".
Digite o número do seu candidato a Diretor de Benefícios.
Ao digitar o número do seu candidato, você verá foto, nome e número. Se estiver correto, clique em “confirma”.
Caso digite um número errado, basta clicar em “corrigir” para modificar sua opção.
Repita o mesmo processo para votação dos conselheiros até chegar ao fim do processo.
Caso deseje votar em branco, clique no botão correspondente.
Caso o Participante não possua senha de acesso à área restrita do site da Fachesf ou RealizePrev (ou tenha esquecido), basta solicitá-la formalmente. Para isso, acesse o site www.fachesf.com.br ou entre em contato com a Central de Relacionamento pelo 0800 281 7533 ou 4020-7533 (para ligações de celular).
A Diretoria de Benefícios (DB) integra a Diretoria Executiva da Fachesf. Cabe ao diretor – escolhido por eleição direta pelos Participantes – orientar, dirigir, controlar e fiscalizar as atividades dos órgãos técnicos e administrativos de sua área de atividade. Sob sua gestão, estão a Assessoria Técnica (ATB), a Gerência de Manutenção de Benefícios (BGM), a Gerência de Concessão de Benefícios (BGC), a Central de Relacionamento (BCR) e as agências descentralizadas.
Órgão máximo da estrutura organizacional da Fachesf, o Conselho Deliberativo é responsável pela definição da Política Geral de Administração e dos Planos de Benefícios. Sua composição é formada por seis membros (e suplentes), sendo três escolhidos por eleição direta pelos Participantes e três indicados pela Patrocinadora Chesf. Cabe aos conselheiros, por exemplo, decidir sobre a gestão dos investimentos da Fundação e aplicação dos recursos, reformar o Estatuto e alterar os Regulamentos dos Planos, aprovar o Orçamento Anual, acompanhar a gestão e os reajustes do Fachesf-Saúde e determinar as regras para a eleição da entidade.
É composto por quatro membros (e suplentes), sendo dois eleitos pelo voto direto dos Participantes e dois nomeados pela Patrocinadora. Assim como ocorre no Conselho Deliberativo, os conselheiros fiscais se reúnem mensalmente para examinar os resultados e as informações econômicofinanceiras da Fundação referentes ao mês anterior. Faz parte de suas responsabilidades: acompanhar a execução da Política de Investimentos, emitir relatórios semestrais sobre os Controles Internos da Fundação, examinar minuciosamente as contas e editar parecer sobre o Balanço Anual.
O objetivo da nossa candidatura é o de fortalecer a representação dos participantes (ativos, aposentados e pensionistas). Para isso, construímos uma chapa plural, que representa a união entre os sindicatos do Nordeste e a APOSCHESF. Acreditamos que unir forças entre as Entidades faz a representação dos participantes ficar ainda mais forte. Nosso mandato vai preservar os interesses dos participantes da FACHESF com o mesmo empenho e determinação de como defendemos a patrocinadora Chesf da tentativa de privatização. São lutas semelhantes, que exigem idêntico esforço. Nossa chapa tem DNA puro de compromisso com esta luta e, ao mesmo tempo, todos os nomes possuem acúmulo técnico e experiência necessária para assumir esta honrosa missão.
Tenho o privilégio de ter construído todas as propostas para a Fachesf com a contribuição da categoria chesfiana (ativos e aposentados), tornando nosso projeto plural e representativo e expressando o desejo do conjunto dos participantes, tanto na relação com a política de seguridade (saúde, assistência e previdência), como na preservação dos nossos interesses. Quero realizar uma gestão participativa, transparente e democrática, garantindo amplo acesso as informações e qualificando as ações da Fundação junto ao seu público. Quero defender os interesses de todos os participantes e, inclusive, estou preparado e certificado pelo ICSS. Apto, portanto, para o Cargo de Diretor de Benefícios.
Otimizar a Gestão do Negócio da FACHESF, conseguindo, junto à Patrocinadora, mudança da Sede-Fachesf para o Anexo I (ex-SENAI) a exemplo do que foi feito à Prefeitura da Cidade do Recife: doação do Clube para a instalação do COMPAZ.
Arrendar/alugar o Prédio Sede da FACHESF ao grupo que ganhar o processo seletivo, onde receberemos atendimentos médicohospitalares como parte de pagamento dessa concessão, reduzindo despesas e fornecendo recursos para atender os projetos abaixo:
Clínica com médicos freelancer de diversas especialidades, Fisioterapia e blocos cirúrgicos para intervenções de pequeno porte, a fim de atender, GRATUITAMENTE os Associados, priorizando os Aposentados por razões óbvias.
Criar e manter 2 CASAS DE APOIO para acudir os Associados acompanhantes dos familiares em tratamento de saúde, aqui no Recife. Essa hospedagem contará com café da manhã totalmente gratuito.
Clínica odontológica (dentistas freelancer) para atender gratuitamente pessoal aposentado e seus dependentes com remuneração inferior (vamos ver um teto adequado) e/ou que estejam indicados pelos nossos Assistentes Sociais que farão essa triagem.
Fornecer vale alimentação ou cestas básicas aos associados que, indicados por um comitê de avaliação, estejam passando por essa necessidade.
Oferecer melhores condições de portabilidade de empréstimos aos quase 8.000 Associados endividados com a FACHESF num processo impagável em razão dos reajustes aplicados. Vamos resolver isso ainda neste ano de 2022.
Caros participantes da Fachesf:
Nós, participantes, estamos diante de desafios enormes, tanto na área dos planos previdenciários quanto na de saúde, e é possível vislumbrar outros riscos significativos que podem comprometer a missão da Fachesf.
A proposta é que o Diretor de Benefícios, além de gerenciar as áreas subordinadas, exerça um mandato de forma eficaz, propondo e conseguindo aprovar estratégias para enfrentar as grandes questões, que incluem, sem querer aqui esgotá-las, os déficits atuariais dos planos, o desempenho dos planos de saúde e o retorno dos investimentos da Fundação.
Uma melhor comunicação relacionada a estes temas mais relevantes é também uma demanda constante dos participantes.
Esta é uma eleição para importantíssima para a Fachesf, para membros do CD e CF, e também do Diretor de Benefícios, e devemos todos analisar quais candidatos de fato podem propor soluções para os desafios que estão diante de todos nós, quer da ativa, quer assistidos e pensionistas.
Durante o tempo em que trabalhei na Chesf, adquiri vasta experiência de gestão, ao exercer cargos de todos os níveis gerenciais da Companhia. Na trajetória como participante da Fachesf, tive oportunidade de exercer, entre 1999 e 2014, o mandato de membro do Conselho Deliberativo, como suplente e como titular.
Entre os dias 25 e 27 de abril , exerça seu direito e vote nos componentes da CHAPA COMPROMISSO E COMPETÊNCIA.
Vote Sergio Veras, nº13 para DIRETOR DE BENEFÍCIOS.
Sou José Fernandes Neto, candidato a Diretor de Benefícios da FACHESF nessa próxima eleição, programada para os dias 25, 26 e 27 de abril.
Sou pauloafonsino. Meu pai era motorista da CHESF e eu, com apenas 15 (quinze) anos de idade, iniciei minha jornada de trabalho na CHESF, sendo admitido como Auxiliar de Portaria (Office boy).
Com muito empenho, dedicação e estudo, desempenhei vários cargos na Companhia e após a formação superior como Advogado, assumi a Divisão Regional Jurídica de Paulo Afonso durante 12 anos.
Estou aposentado desde 2005.
Casado, pai de 02 (dois) filhos e avô de 01 (um) neto. Católico praticante, sempre envolvido nas diversas atividades sociais da comunidade como Membro do ECC, Diretor de Clubes sociais (CRI/CPA/COPA), Presidente/Diretor da Fundação de Amparo ao Menor, Presidente / Diretor do Lions Clube de Paulo Afonso bem como Coordenador Geral dos Clubes de Lions da Bahia, Presidente da OAB subseção de Paulo Afonso, membro eleito e Presidente do Conselho Fiscal da FACHESF, membro eleito do Conselho Deliberativo da FACHESF e membro inativo da Loja Maçônica União do São Francisco.
Pretendo como Diretor de Benefícios da FACHESF, continuar trabalhando pelo fortalecimento e crescimento da nossa Fundação, valorizando e proporcionando atenção especial aos seus colaboradores e aos beneficiários.
CONTO COM O SEU VOTO.
PROPOSTAS - O Conselho Deliberativo é a instância máxima nas estruturas de governança das EFPC. É responsável pela aprovação da política de investimento, das contas e da gestão da entidade e pela nomeação e exoneração dos membros da diretoria executiva. Portanto, além de deliberar sobre as matérias previstas nos estatutos, vamos defender:
01 – A ampliação da Rede Médica Credenciada
nas Regionais;
02 – A melhoria da gestão do Fachesf-Saúde;
03 – A contratação de mais médicos para os
Ambulatórios;
04 – Melhorar a Gestão de Investimento para
evitar o déficit e equacionamento nos Planos;
05 – Otimizar a taxa de juros de empréstimos;
06 – Lutar pela perenização da Fachesf.
Plataforma de Trabalho
As propostas submetidas à aprovação do Conselho Fiscal devem estar rigorosamente fundamentadas e revestidas das seguintes formalidades:
1. Eixo jurídico
1. Fundamentação obrigatória das propostas e
deliberações do conselho;
2. cumprimento do Estatuto da FACHESF e dos
regulamentos das entidades de fiscalização e
controle;
3. Inalterabilidade dos regulamentos dos planos
firmados por adesão individual, salvo por livre
negociação;
3. controle dos contratos de prestação de serviços;
4. Controle do passivo jurídico; 5. Auditória independe dos planos de benefícios e de saúde;
2. Eixo democratização e transparência da
informação
Cumprimento da Lei Complementar de Acesso
à Informação Lei - 12.527/2011, com linguagem
de fácil acesso e compreensão.
3. Eixo de Compliance
- Adoção de todas as ferramentas avançadas
e aprovadas pelos órgãos competentes de
controle e fiscalização das EFPC processos;
- Estimulação de revisão da PI - política de
Investimento de Medidas anticíclicas;
Controle orçamentário.
A Proposta resumida do candidato Oto Santana apresenta compromissos assumidos para exercício do mandato de Conselheiro Fiscal, que atuará em conformidade com dispositivos legais, com vistas à sustentabilidade da Fachesf, visando atendimento prioritário aos participantes e demais partes interessadas.
Se eleito, defenderá TRANSPARÊNCIA na gestão, com melhorias no processo de Comunicação da Fachesf.
Além disso, elenca pautas importantes para sua atuação no CF:
(1) Atuar para aperfeiçoamento da Governança, em
conjunto com o Conselho Deliberativo e Diretoria
Executiva;
(2) Exercer o papel de VIGILÂNCIA, de acordo com o
Estatuto;
(3) Buscar soluções para os problemas do déficit dos
planos previdenciais;
(4) Participar da avaliação e gestão de riscos;
(5) Estimular a revisão da política de investimentos no
sentido de otimizar os resultados dos diversos planos
previdenciais;
(6) Fiscalizar as contas, contratos, despesas de
custeio nos segmentos de previdência e saúde
visando melhoria dos resultados financeiros;
(7) Avaliar eventual necessidade de contratação
de auditoria especializada para assuntos
específicos;
(8) Solicitar atualização do Planejamento
Estratégico da Fachesf, considerando a inclusão
de cenários emergentes, ameaças externas e
oportunidades;
(9) Avaliar os riscos e impactos de ocorrência
de situações extremas nos planos de Saúde
e de Previdência;
(10) Empréstimos aos Participantes: sugerir ao
Conselho Deliberativo e à Diretoria Executiva
alternativas de equacionamento;
(11) Novos Negócios: estimular os órgãos
decisórios a buscar expansão de negócios
da Fachesf;
(12) Cumprir programa de educação continuada
para aperfeiçoar atuação no Conselho.
Trabalhei por 21 anos na CHESF tendo me desligado como Economista IV. Já Aposentado fui Diretor de Finanças no Ministério Público, Diretor Adm. Financeiro e Superintendente da Secretaria de Defesa Social, Gerente Adm. Financeiro da Secretaria Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Gerente de Orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Paulista, Secretário de Administração da Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata e outros.
No Conselho Fiscal da Fachesf, junto com meus companheiros de chapa, pretendo procurar cumprir as atribuições constantes do estatuto, buscando o acompanhamento e fiscalização das ações financeiras, bem como dos planos de saúde, notadamente do plano UM ou Básico tão sacrificado para o participante.
Somos contrário a privatização da CHESF dada a sua impotência social e econômica para o norte, nordeste e todo o Brasil.
Presidente
Titular
Helder Rocha Falcão
Suplente
Luiz da Penha Souza da Silva
Representante da Chesf
Titular
Mariana Pessoa Mendes Bezerra Xavier
Suplente
José Demétrio Pereira Neto
Representante da Aposchesf
Titular
Marcos Antônio Valentim Soares
Suplente
Ednaldo Rodrigues de Almeida
Representante do SINDURB – PE
Titular
Jefferson Lemos Calaça
Suplente
José Eólo de Melo
Representante da Fachesf
Titular
Fabiana Pereira de Belli
Suplente
Clécia Dias Cavalcanti
Representante da OAB-PE
Titular
Ricardo Estêvão de Oliveira
Suplente
Danilo Augusto Sá de Miranda